SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Privatização da educação no contexto de financeirização da economia: a indução da oferta educacional privada por fundos de investimentosPérdida simbólica de la educación como derecho humano. Costa Rica como exponente de una tendencia en América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

IMBO, Katia. Cooperação para o desenvolvimento e terceirização da ajuda bilateral: uma análise da Fundação Fé e Cooperação. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e87103.  Epub 11-Out-2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.87103.

O artigo procura analisar e refletir sobre a terceirização para um ator não-estatal da cooperação bilateral de Portugal na Guiné-Bissau no período de 2012 a 2019, enquanto um caso elucidativo da problemática da atuação de atores não-estatais no setor da educação nos países do Sul Global. A organização analisada foi a Fundação Fé e Cooperação (FEC) tendo em consideração que desde 2012 devido aos conflitos e à instabilidade política no país esta organização deu continuidade ao programa bilateral de Portugal no setor da educação (SANTOS; SILVA, 2017). Recorrendo a um corpus documental e a entrevistas semiestruturadas, que emanam de uma pesquisa de doutoramento em andamento realizado na Faculdade de Educação da Unicamp, a reflexão permite inferir que a FEC atua na dimensão que Adrião (2018) definiu por privatização do currículo, aqui se trata da privatização dos processos pedagógicos stricto sensu, envolvendo as relações entre professor/a, estudante e conhecimento e insumos curriculares. A análise permitiu, ainda, constatar que esta terceirização da cooperação bilateral tem contornos similares ao que aconteceu no período colonial, uma vez que a FEC é uma entidade sem fins lucrativos, conectada com a Igreja Católica Portuguesa.

Palavras-chave : Privatização; Atores não-estatais; Terceirização; Cooperação portuguesa; Educação; Guiné-Bissau.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )