SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue01Cómo estudiar el papel que el desempeño docente y las formas de comunicación juegan en el clima motivacional del aula. Sugerencias para un trabajo empíricoEstratégias para motivar os alunos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

LENS, Willy; MATOS, Lennia  and  VANSTEENKISTE, Maarten. Professores como fontes de motivação dos alunos: O quê e o porquê da aprendizagem do aluno. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.01, pp.17-20. ISSN 1981-2582.

Nesse artigo, discutiremos como os professores em suas aulas e os diretores, orientadores educacionais, entre outros profissionais atuantes no nível escolar, podem aumentar a quantidade e a qualidade da motivação dos alunos, influindo naquilo para que os alunos estão motivados (ou seja, a realização dos seus objetivos acadêmicos) e as razões porque eles se empenham para alcançar esses objetivos. Baseados na Teoria do objetivo da realização (Achievement Goal Theory) e na Teoria de autodeterminação (Selfdetermination theory), discutiremos essas diferenças qualitativas na motivação dos alunos e tentaremos explicar porque os professores deveriam criar um ambiente de aprendizagem que promovesse esses tipos mais eficazes de motivação.

Keywords : Motivação Discente; Teoria da Realização; Teoria da Autodeterminação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )