SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue01Estratégias para motivar os alunosResiliência: necessidade e possibilidade de problematização em contextos de docência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

BORUCHOVITCH, Evely. A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.01, pp.31-38. ISSN 1981-2582.

Com base nas Teorias Sociocognitivas da Motivação, o presente artigo teve como objetivos identificar o tipo de motivação para aprender de 225 alunos, em curso de Formação de Professores, de instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Estado de São Paulo, bem como, analisar a motivação dos participantes à luz de variáveis demográficas. Os dados foram coletados mediante uma escala Likert. A motivação intrínseca predominou na amostra e relações significativas entre o tipo de motivação para aprender e as variáveis demográficas dos participantes foram encontradas. Implicações educacionais e recomendações para pesquisas futuras são apresentadas.

Keywords : Motivação Intrínseca; Motivação Extrínseca; Formação de Professores; Ensino Superior; Variáveis Demográficas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )