SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professoresO docente e sua subjetividade nos processos motivacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

TIMM, Edgar Zanini; MOSQUERA, Juan José Mouriño  y  STOBAUS, Claus Dieter. Resiliência: necessidade e possibilidade de problematização em contextos de docência. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.01, pp.39-45. ISSN 1981-2582.

O artigo revê o conceito de resiliência no contexto do mal-estar que alcança a docência. Não se limitando à constatação da condição do mal-estar na contemporaneidade, afirma a possibilidade de o professor conseguir chegar a realizar-se no magistério tendo resiliência e uma vez que considere como fundamental o cuidado de si em seu projeto existencial.

Palabras clave : Resiliência; Mal-Estar; Bem-Estar; Docência; Auto- Imagem; Auto- Estima; Cuidado de Si; Projeto Existencial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )