SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue01Resiliência: necessidade e possibilidade de problematização em contextos de docênciaGênero e outras variáveis que influenciam na procrastinação acadêmica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SANTOS, Bettina Steren dos; ANTUNES, Denise Dalpiaz  and  BERNARDI, Jussara. O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.01, pp.46-53. ISSN 1981-2582.

O presente artigo aborda elementos importantes a respeito do ser professor, as relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar e a relação com o autoconhecimento, a auto- estima, a autoimagem e os processos motivacionais. A partir de estudos e pesquisas desenvolvidas com professores de instituições públicas e privadas de Porto Alegre, em 2006 e 2007, são feitas considerações sobre a motivação docente ressaltando que a formação continuada proporcionada pelas oficinas de autoconhecimento, parecem contribuir significativamente para elevar a motivação e promover o bem-estar do professor.

Keywords : Profissão Docente; Relações Interpessoais; Autoconhecimento; Processos Motivacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )