SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01Resiliência: necessidade e possibilidade de problematização em contextos de docênciaGênero e outras variáveis que influenciam na procrastinação acadêmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SANTOS, Bettina Steren dos; ANTUNES, Denise Dalpiaz  y  BERNARDI, Jussara. O docente e sua subjetividade nos processos motivacionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.01, pp.46-53. ISSN 1981-2582.

O presente artigo aborda elementos importantes a respeito do ser professor, as relações interpessoais estabelecidas no ambiente escolar e a relação com o autoconhecimento, a auto- estima, a autoimagem e os processos motivacionais. A partir de estudos e pesquisas desenvolvidas com professores de instituições públicas e privadas de Porto Alegre, em 2006 e 2007, são feitas considerações sobre a motivação docente ressaltando que a formação continuada proporcionada pelas oficinas de autoconhecimento, parecem contribuir significativamente para elevar a motivação e promover o bem-estar do professor.

Palabras clave : Profissão Docente; Relações Interpessoais; Autoconhecimento; Processos Motivacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )