SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue01La crisis de la innovación educativa en los 80 (en España) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MENDES, Leila Said Assef et al. A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.01, pp.80-87. ISSN 1981-2582.

O objetivo desta pesquisa foi descrever a prática docente em um contexto ribeirinho. Participaram deste estudo, uma educadora e os alunos de uma escola ribeirinha amazônica situada na ilha do Marajó, estado do Pará. Para coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante das aulas (notas de campo) e as entrevistas. As conclusões iniciais revelaram que a prática docente é realizada de forma insatisfatória, em função da pouca interação entre os vários sistemas dinâmicos que constituem este contexto aliada às condições precárias da escola, sem recursos didáticos e pouca formação docente.

Keywords : Contexto Escolar Ribeirinho; Pesquisa Qualitativa; Docência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )