SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01La crisis de la innovación educativa en los 80 (en España) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MENDES, Leila Said Assef et al. A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.01, pp.80-87. ISSN 1981-2582.

O objetivo desta pesquisa foi descrever a prática docente em um contexto ribeirinho. Participaram deste estudo, uma educadora e os alunos de uma escola ribeirinha amazônica situada na ilha do Marajó, estado do Pará. Para coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas da pesquisa qualitativa: a observação participante das aulas (notas de campo) e as entrevistas. As conclusões iniciais revelaram que a prática docente é realizada de forma insatisfatória, em função da pouca interação entre os vários sistemas dinâmicos que constituem este contexto aliada às condições precárias da escola, sem recursos didáticos e pouca formação docente.

Palavras-chave : Contexto Escolar Ribeirinho; Pesquisa Qualitativa; Docência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )