SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue02Educação na América Latina: Identidade e globalizaçãoPolíticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

VERHINE, Robert E.. Pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.02, pp.166-172. ISSN 1981-2582.

Este artigo compara a pós-graduação (PG) no Brasil e nos Estados Unidos de modo a demonstrar que o mestrado e o doutorado brasileiros não são cópias de programas americanos, como frequentemente posto, mas, sim, resultados da combinação dos modelos americano e francês, ajustados às circunstâncias brasileiras. O trabalho descreve esses dois modelos, relata as experiências históricas americana e brasileira em relação à pós-graduação e discute fatores que diferenciam programas de PG nos dois países. Na conclusão, o autor afirma que o modelo “híbrido” desenvolvido no Brasil integra com êxito dois modelos tradicionais de forma complementar, produzindo sinergias valiosas.

Keywords : Pós-Graduação Americana; Pós-Graduação Brasileira; Educação Comparada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )