SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue03Innovación en la Enseñanza Universitaria: el proceso de convergencia hacia un Espacio Europeo de Educación SuperiorA política de formação de professores da UNESCO no Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

ANDRADE, Ana Isabel; ALARCAO, Isabel  and  SANTOS, Leonor. A aprendizagem por projecto na formação de educadores. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.210-216. ISSN 1981-2582.

Na sequência da adaptação dos cursos de formação de professores, em Portugal, ao Processo de Bolonha, foi recentemente criada a Licenciatura em Educação Básica. A novidade que este curso constitui face ao esquema de formação tradicional requer: (i) a clarificação do que se entende por “educação básica” e do perfil profissional que lhe é adequado; (ii) a implementação de estratégias de formação que potenciem o desenvolvimento de uma competência educativa que se crê fundamental neste perfil. Na Universidade de Aveiro, a metodologia de projecto foi assumida como uma estratégia de formação adequada a este objectivo, ainda que tenha que ser adaptada aos constrangimentos legais a que a concepção do currículo deste curso esteve sujeita.

Keywords : Educação Básica; Metodologia de Projecto; Formação de Educadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )