SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue03A aprendizagem por projecto na formação de educadoresAs imagens do mundo no mundo da escola repensando contribuições da tecnologia para Imagem & Educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

PAIVA, Edil Vasconcellos de  and  ARAUJO, Flávia Monteiro de Barros. A política de formação de professores da UNESCO no Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.217-222. ISSN 1981-2582.

Este artigo tem como objetivo analisar as diretrizes para a educação formuladas pela UNESCO, na década de 1990, propostas no Projeto Principal de Educação para a América Latina e o Caribe (1981-2001). Desde o final dos anos 1970, há o delineamento de uma agenda para a educação no continente organizada por esta agência. Um marco neste processo foi a elaboração e aprovação do Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe, em 1981, que apresentava princípios e estratégias para o desenvolvimento de políticas educativas na região. Entre o início e o fim do Projeto tem-se duas décadas marcadas por importantes transformações não só na esfera da educação, mas em todos os âmbitos da vida política, econômica e cultural. Neste artigo, busca-se também detectar os eixos propostos pela UNESCO para a formação de professores na década de 1990.

Keywords : Educação; América Latina e Caribe; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )