SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue03A política de formação de professores da UNESCO no Projeto Principal de Educação para América Latina e CaribeDesvendando a Prática Pedagógica em História: o professor frente à história e seu ensino author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

DIAS, Ângela Álvares Correia. As imagens do mundo no mundo da escola repensando contribuições da tecnologia para Imagem & Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.223-231. ISSN 1981-2582.

O artigo apresenta considerações acerca do modo como professores concebem as imagens e como utilizam os recursos visuais em suas ações e projetos, conforme observado em pesquisa realizada com professores de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino do Recife/Pernambuco. A partir da pesquisa, são levantadas problematizações quanto ao uso da tecnologia na educação, na perspectiva de relativizar o papel que lhe é atribuído de promotora de experiências hipertextuais. São propostas ainda algumas reflexões com o objetivo de instigar os educadores a analisarem, criticamente, a criação/reinvenção de estratégias de educação, considerando a pedagogicidade dos textos não-verbais, em especial as imagens.

Keywords : Educação; Imagem; Tecnologia; Hipertextualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )