SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03As imagens do mundo no mundo da escola repensando contribuições da tecnologia para Imagem & EducaçãoEnsinar e aprender: o acadêmico em atividade docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BRANCO, Edwar de Alencar Castelo. Desvendando a Prática Pedagógica em História: o professor frente à história e seu ensino. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.232-238. ISSN 1981-2582.

Este trabalho reflete sobre a prática pedagógica em história face às transformações ocorridas no âmbito das referências teóricas que informam aquela prática. A realização do trabalho beneficiou-se de referências conceituais pós-estruturalistas, como Gilles Deleuze e Michel Foucault. A conclusão permitiu ver o ensino de história como uma região em transição problemática: renovam-se as referências conceituais na produção do conhecimento histórico, mas esta renovação não repercute adequadamente sobre o ensino da disciplina.

Palabras clave : História; Prática Pedagógica; Paradigmas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )