SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03Desvendando a Prática Pedagógica em História: o professor frente à história e seu ensinoEducação de professores: um olhar sobre os tempos e os espaços nas atividades dos professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SFORNI, Marta Sueli de Faria  y  VIEIRA, Renata de Almeida. Ensinar e aprender: o acadêmico em atividade docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.239-244. ISSN 1981-2582.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação inicial de professores, tomando como referência a Teoria da Atividade de Leontiev. Tem como ponto de partida um artigo elaborado por uma acadêmica na disciplina “Prática de Ensino - séries iniciais do Ensino Fundamental” do curso de Pedagogia, cujo tema tomou forma a partir de suas impressões como aprendiz. Nele, a estagiária, mobilizada pela experiência da docência, sente a necessidade de refletir sobre o próprio processo de formação, revelando o quanto a docência se tornou uma atividade para ela. No presente texto, suas inquietações e aprendizagens são compartilhadas com a professora orientadora e busca identificar elementos desencadeadores do movimento de formação docente.

Palabras clave : Teoria da Atividade; Prática de Ensino; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )