SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue03Educação de professores: um olhar sobre os tempos e os espaços nas atividades dos professoresEducação a distância: contrapondo críticas, tecendo argumentos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto  and  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprender a ser professor: o desenrolar de um ofício. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.250-257. ISSN 1981-2582.

Este artigo discorre os resultados parciais da dissertação de Mestrado realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UFSM. Insere-se na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional. Busca socializar o conhecimento produzido a partir do contexto de pesquisa que referendou o aprender a ser professor de docentes de ensino superior sem formação pedagógica tendo como pressuposto suas concepções de formação e docência. Possui como referencial metodológico a pesquisa qualitativa de cunho narrativo e os achados revelam que aprender a ser professor se faz na troca interpares, com os alunos e através da própria prática pedagógica.

Keywords : Aprendizagem Docente; Concepções; Docência Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )