SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03Educação de professores: um olhar sobre os tempos e os espaços nas atividades dos professoresEducação a distância: contrapondo críticas, tecendo argumentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto  y  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprender a ser professor: o desenrolar de um ofício. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.250-257. ISSN 1981-2582.

Este artigo discorre os resultados parciais da dissertação de Mestrado realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UFSM. Insere-se na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional. Busca socializar o conhecimento produzido a partir do contexto de pesquisa que referendou o aprender a ser professor de docentes de ensino superior sem formação pedagógica tendo como pressuposto suas concepções de formação e docência. Possui como referencial metodológico a pesquisa qualitativa de cunho narrativo e os achados revelam que aprender a ser professor se faz na troca interpares, com os alunos e através da própria prática pedagógica.

Palabras clave : Aprendizagem Docente; Concepções; Docência Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )