SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue03Aprender a ser professor: o desenrolar de um ofícioAdaptação de crianças ao primeiro ano do Ensino Fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

LUCK, Esther Hermes. Educação a distância: contrapondo críticas, tecendo argumentos. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.258-267. ISSN 1981-2582.

Este artigo toma a produção teórica de alguns autores referenciais, para desenvolver questionamentos acerca das críticas atualmente formuladas à Educação a Distância. Considera que as novas tecnologias da Educação provocam reações diversas e contraditórias, que vão do otimismo exacerbado ao questionamento radical. Estas posturas revelam os aspectos político-ideológicos que subjazem aos posicionamentos críticos. Apresenta a questão da formação docente como o foco central do debate e o uso reflexivo e pedagógico das novas ferramentas tecnológicas como um dos fatores prioritários para a criação de processos capazes de responder às necessidades e desafios que se impõem na sociedade do conhecimento.

Keywords : Educação a Distância; Uso Crítico das Tecnologias; Formação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )