SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03Aprender a ser professor: o desenrolar de um ofícioAdaptação de crianças ao primeiro ano do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

LUCK, Esther Hermes. Educação a distância: contrapondo críticas, tecendo argumentos. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.258-267. ISSN 1981-2582.

Este artigo toma a produção teórica de alguns autores referenciais, para desenvolver questionamentos acerca das críticas atualmente formuladas à Educação a Distância. Considera que as novas tecnologias da Educação provocam reações diversas e contraditórias, que vão do otimismo exacerbado ao questionamento radical. Estas posturas revelam os aspectos político-ideológicos que subjazem aos posicionamentos críticos. Apresenta a questão da formação docente como o foco central do debate e o uso reflexivo e pedagógico das novas ferramentas tecnológicas como um dos fatores prioritários para a criação de processos capazes de responder às necessidades e desafios que se impõem na sociedade do conhecimento.

Palabras clave : Educação a Distância; Uso Crítico das Tecnologias; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )