SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue01Del margen al centro: comentarios sobre precedentes históricos en relación al acceso e inclusión en las escuelas públicas de los Estados UnidosLiteratura multicultural e diversidade na sala de aula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

EBSWORTH, Miriam Eisenstein  and  RUIZ, Pedro. Ideais e realidade: uma aula reservada para crianças autistas bilíngues. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.01, pp.16-24. ISSN 1981-2582.

Este estudo qualitativo abordou as experiências de crianças bilíngües, selecionadas com desordem do espectro autista em uma sala de aula de Educação Infantil Especial Bilíngüe. Os dados incluíram observação ao vivo, gravações em vídeo e entrevistas com os funcionários e pais. Apesar da dedicação dos professores, dos funcionários e da família, os desafios incluíram limitações lingüísticas de clínicos gerais, uso inconsistente de espanhol e/ou inglês, falta de compreensão dos pais sobre a natureza do autismo e demanda irreal de funcionários. O ambiente da barulhenta sala de aula, às vezes refletia aprendizagem, que freqüentemente significava transtorno. A preparação profissional de professores também era inadequada.

Keywords : Educação Especial Bilíngüe; Educação Infantil; Autismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )