SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Del margen al centro: comentarios sobre precedentes históricos en relación al acceso e inclusión en las escuelas públicas de los Estados UnidosLiteratura multicultural e diversidade na sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

EBSWORTH, Miriam Eisenstein  e  RUIZ, Pedro. Ideais e realidade: uma aula reservada para crianças autistas bilíngues. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.01, pp.16-24. ISSN 1981-2582.

Este estudo qualitativo abordou as experiências de crianças bilíngües, selecionadas com desordem do espectro autista em uma sala de aula de Educação Infantil Especial Bilíngüe. Os dados incluíram observação ao vivo, gravações em vídeo e entrevistas com os funcionários e pais. Apesar da dedicação dos professores, dos funcionários e da família, os desafios incluíram limitações lingüísticas de clínicos gerais, uso inconsistente de espanhol e/ou inglês, falta de compreensão dos pais sobre a natureza do autismo e demanda irreal de funcionários. O ambiente da barulhenta sala de aula, às vezes refletia aprendizagem, que freqüentemente significava transtorno. A preparação profissional de professores também era inadequada.

Palavras-chave : Educação Especial Bilíngüe; Educação Infantil; Autismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )