SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Ideais e realidade: uma aula reservada para crianças autistas bilínguesBarreiras para o sucesso do estudante com diversidade lingüística e cultural com necessidades especiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

NAIDITCH, Fernando. Literatura multicultural e diversidade na sala de aula. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.01, pp.25-32. ISSN 1981-2582.

Este artigo apresenta e discute uma abordagem para o ensino de diversidade através do uso da literatura multicultural. Além de ajudar no desenvolvimento do letramento, a literatura multicultural pode ser usada como um instrumento para desenvolver a consciência e a sensibilidade dos estudantes sobre questões de diversidade e justiça social em sala de aula e na sociedade (NAIDITCH, 2004; SMALLWOOD, 1996). O pesquisador descreve uma experiência desenvolvida tanto com professores em formação como professores, já atuando em sala de aula, cujo objetivo foi desenvolver a consciência dos estudantes para multiculturalismo e diversidade e transformá-la em ação social (FREIRE, 2005). O projeto descrito neste artigo resultou, não somente na capacidade dos estudantes em identificar e compreender símbolos e expressões culturais, mas também no desenvolvimento de uma apreciação de valores culturais e de diferentes formas de se explicar a condição humana.

Palavras-chave : Literatura; Multiculturalismo; Literatura Multicultural; Cultura; Diversidade; Justiça Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )