SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Literatura multicultural e diversidade na sala de aulaCrianças usando o conto para se conectarem com os outros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MACRINE, Sheila L.. Barreiras para o sucesso do estudante com diversidade lingüística e cultural com necessidades especiais. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.01, pp.33-41. ISSN 1981-2582.

Neste artigo, a autora procura criar uma consciência no leitor sobre a falta de pesquisa na área de educação de estudantes cultural e linguisticamente diversos (CLD) sem deficiências. Isto se torna ainda mais importante ao se reconhecer a necessidade de se educar estudantes CLD com deficiência para que possamos desafiar as atuais políticas de educação especial e inclusão por serem de fato práticas inerentemente exclusivas (FERRI; CONNOR, 2005). Somente assim poderemos cumprir o objetivo de educar “todas” as crianças para participar numa democracia (GIROUX; SCHMIDT, 2004; FURMAN; SHIELDS, 2003). Nesse artigo, Macrine apresenta os maiores desafios enfrentados por estudantes CLD com deficiência e como esses desafios criam barreiras para o sucesso, tanto na escola como posteriormente. A autora argumenta que é imperativo interromper estas práticas de exclusão e criar uma “forma diferente de se falar que possa revisitar, informar, criticar, mas, sobretudo imaginar o que pode ser feito” com relação à educação de estudantes CLD (FINE, 1991, p. xiii).

Palavras-chave : Estudantes Lingüística e Culturalmente Diversos; Deficiências; Inclusão; Necessidades Especiais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )