SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Barreiras para o sucesso do estudante com diversidade lingüística e cultural com necessidades especiaisAcoso escolar: medidas de prevención y actuación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

QUINTERO, Elizabeth P.. Crianças usando o conto para se conectarem com os outros. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.01, pp.42-50. ISSN 1981-2582.

Este artigo descreve uma pesquisa qualitativa desenvolvida com crianças e suas famílias, por uma professora universitária e seus alunos em curso de formação de professores. O foco do estudo é uma contação de histórias e a autora utiliza teoria crítica (FREIRE, 1998) como parâmetro de análise. A teoria crítica enfatiza participação através de historias pessoais, do compartilhamento de várias formas de saber e de uma ação transformadora. Letramento crítico, um aspecto da teoria crítica, lida com questões de uma forma integrada e participatória. Nesta pesquisa, letramento crítico é definido como o processo de construir e utilizar linguagem (oral e escrita) de uma forma crítica, como uma forma de expressão, interpretação, e/ou transformação de nossas vidas e das vidas das pessoas a nossa volta. A pesquisa documenta letramento crítico implementado com estudantes adultos em um curso de formação de professores e o uso que eles fazem desta metodologia com as crianças que ensinam. Os participantes escutam as histórias uns dos outros, discutem questões de história e identidade, e implementam diferentes formas de ação, ou transformação, em suas vidas.

Palavras-chave : Teoria Crítica; Letramento Crítica; Histórias; Narrativas; Currículo Infantil; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )