SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Tradição e inovação: um desafio para a universidade do século XXIApropriação de instrumentos simbólicos: implicações para o desenvolvimento humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ALVES, Manoel. A histórica contribuição do ensino privado no Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.01, pp.71-78. ISSN 1981-2582.

A relação entre Estado e iniciativa privada na educação brasileira tem sido sempre conflituosa e, não raramente, sectariamente alvo de ideologias diversas. O presente artigo assinala a gênese confessional e privada do ensino no Brasil. O texto apresenta, igualmente, os principais marcos da atuação do ensino privado no desenvolvimento educacional brasileiro, particularmente sob a perspectiva das relações entre as instituições de ensino confessionais e privadas e o Estado, travadas ao longo da história do país. De igual forma o artigo suscita a questão da intervenção estatal na livre iniciativa na educação, bem como a incidência e a contribuição da ação privada na superação dos desafios educacionais contemporâneos no Brasil.

Palabras clave : Ensino Privado; Ensino Confessional; Estado e Educação; Intervenção Estatal; Livre Iniciativa; Direito à Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )