SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01A histórica contribuição do ensino privado no BrasilAs escolas promotoras de saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SFORNI, Marta Sueli de Faria  y  GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Apropriação de instrumentos simbólicos: implicações para o desenvolvimento humano. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.01, pp.79-83. ISSN 1981-2582.

Os resultados de exames oficiais de avaliação têm revelado que, nos últimos anos, os estudantes brasileiros da educação básica não têm atingido o desempenho esperado para esse nível de ensino. Com base na teoria histórico-cultural, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o impacto do baixo desempenho escolar dos alunos na sua formação e desenvolvimento humano. Toma como pressuposto que a apropriação dos instrumentos simbólicos é o processo mediante o qual se produz em cada sujeito o desenvolvimento conquistado pelo gênero humano.

Palabras clave : Aprendizagem; Desenvolvimento Humano; Avaliação; Educação Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )