SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01A histórica contribuição do ensino privado no BrasilAs escolas promotoras de saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SFORNI, Marta Sueli de Faria  e  GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Apropriação de instrumentos simbólicos: implicações para o desenvolvimento humano. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.01, pp.79-83. ISSN 1981-2582.

Os resultados de exames oficiais de avaliação têm revelado que, nos últimos anos, os estudantes brasileiros da educação básica não têm atingido o desempenho esperado para esse nível de ensino. Com base na teoria histórico-cultural, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o impacto do baixo desempenho escolar dos alunos na sua formação e desenvolvimento humano. Toma como pressuposto que a apropriação dos instrumentos simbólicos é o processo mediante o qual se produz em cada sujeito o desenvolvimento conquistado pelo gênero humano.

Palavras-chave : Aprendizagem; Desenvolvimento Humano; Avaliação; Educação Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )