SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número01Apropriação de instrumentos simbólicos: implicações para o desenvolvimento humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GOMES, José Precioso. As escolas promotoras de saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.01, pp.84-91. ISSN 1981-2582.

Os resultados de inúmeros estudos epidemiológicos revelam que muitas das doenças transmissíveis e não transmissíveis, estão frequentemente relacionadas com o estilo de vida das pessoas. Sabe-se que os comportamentos estão relacionados com factores biológicos, psicológicos, micro e macrossociais e ambientais. Uma das vias mais promissoras para promover a adopção de comportamentos saudáveis e a modificação de condutas prejudiciais à saúde e de forma sustentada, é a Educação para a Saúde (EpS). Neste artigo tentaremos justificar a necessidade da Educação para a Saúde na escola, as vias para a implementar e a caracterização das Escolas Promotoras de Saúde.

Palabras clave : Educação para a Saúde; Escolas Promotoras de Saúde; Saúde Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )