SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02Direção de escola básica em perspectiva municipal(Re)Discutindo a ação do estado na formulação e implementação das políticas educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ALHO, Susana Maria da Silva Pereira  y  NUNES, Cristina. Contributos do director de turma para a relação escola-família. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.02, pp.150-157. ISSN 1981-2582.

O presente artigo pretende divulgar os resultados de uma investigação desenvolvida numa escola básica em que se construíram e aplicaram instrumentos; questionários, entrevistas e análise de alguns documentos produzidos pela escola que permitissem perceber que iniciativas toma o director de turma para conhecer as famílias dos alunos. De uma maneira geral, todos os actores educativos consideraram que o director de turma pode contribuir para que a escola conheça melhor as famílias dos alunos. Como estratégias propiciadoras de resultados positivos os directores de turma referiram: os atendimentos individuais, as reuniões de encarregados de educação e os inquéritos realizados aos alunos.

Palabras clave : Relação Escola-Família; Director de Turma; Estratégias de Aproximação às Famílias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )