SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02Direção de escola básica em perspectiva municipal(Re)Discutindo a ação do estado na formulação e implementação das políticas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ALHO, Susana Maria da Silva Pereira  e  NUNES, Cristina. Contributos do director de turma para a relação escola-família. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.02, pp.150-157. ISSN 1981-2582.

O presente artigo pretende divulgar os resultados de uma investigação desenvolvida numa escola básica em que se construíram e aplicaram instrumentos; questionários, entrevistas e análise de alguns documentos produzidos pela escola que permitissem perceber que iniciativas toma o director de turma para conhecer as famílias dos alunos. De uma maneira geral, todos os actores educativos consideraram que o director de turma pode contribuir para que a escola conheça melhor as famílias dos alunos. Como estratégias propiciadoras de resultados positivos os directores de turma referiram: os atendimentos individuais, as reuniões de encarregados de educação e os inquéritos realizados aos alunos.

Palavras-chave : Relação Escola-Família; Director de Turma; Estratégias de Aproximação às Famílias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )