SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue02A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundárioA presença de idéias higienistas e compensatórias na formação de professores para a educação infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SILVEIRA, Ana Lúcia da Costa. O vestibular como mecanismo de seleção para o acesso ao ensino superior: um estudo na Escola Nacional de Agronomia (ENA) da Universidade Rural do Brasil (URB), na década de 1960. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.02, pp.192-200. ISSN 1981-2582.

Essa pesquisa analisou o exame de ingresso para Escola Nacional de Agronomia da Universidade Rural do Brasil, na década de 1960, com o objetivo de verificar sua adequação como mecanismo de seleção para o acesso ao ensino superior. Baseou-se em conceitos de Anísio Teixeira e Durmeval Trigueiro Mendes sobre a universidade. A partir da leitura das atas do Conselho Universitário e da realização de entrevistas semiestruturadas, concluiu-se que a URB se aproximava, em muitos aspectos, do modelo de universidade idealizado pelos autores citados, e que os seus vestibulares foram adequados para selecionar candidatos para a ENA.

Keywords : Vestibular; Universidade; Mecanismo de Seleção; História da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )