SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número02O vestibular como mecanismo de seleção para o acesso ao ensino superior: um estudo na Escola Nacional de Agronomia (ENA) da Universidade Rural do Brasil (URB), na década de 1960Literatura infantil e a produção de uma ‘outra’ infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

YAZLLE, Elisabeth Gelli  e  FERNANDES, Juliana G. D.. A presença de idéias higienistas e compensatórias na formação de professores para a educação infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.02, pp.201-209. ISSN 1981-2582.

O presente artigo relata alguns aspectos de pesquisa realizada com professoras de cursos Normal e de Pedagogia, formadoras de profissionais para a Educação Infantil, na qual revelam suas concepções sobre creche e pré-escola, sobre as práticas pedagógicas aí exercidas, sobre a relação destas instituições com as famílias e sobre a contribuição desses cursos para a formação de professoras para crianças de zero a seis anos. Por meio de depoimentos obtidos por meio de entrevistas abertas é possível verificar-se a permanência de idéias provenientes do movimento higienista e das teorias da privação cultural na formação recente de professoras para a Educação Infantil, apesar dos avanços teóricos na área.

Palavras-chave : Educação Infantil; Formação de Professores; Creche; Pré-Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )