SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue02Literatura infantil e a produção de uma ‘outra’ infânciaUm extraterrestre em busca de um lugar: considerações sobre violência, linguagem e aprendizagem, na perspectiva da inclusão escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

KLINK, Jeroen. Regionalismo e reestruturação urbana: uma perspectiva brasileira de governança metropolitana. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.02, pp.217-226. ISSN 1981-2582.

Neste artigo buscamos discutir os limites e potencialidades de novos arranjos institucionais que estão se configurando na gestão metropolitana e regional, com ênfase no caso brasileiro em comparação com a evolução da perspectiva internacional mais ampla. Descrevemos a evolução de algumas das soluções que foram adotadas na Europa para o dilema da organização das áreas metropolitanas. Depois de uma breve análise do atual vácuo institucional em vigor no Brasil, descrevemos alguns arranjos inovadores implementados na região do Grande ABC na década de 1990. Concluiremos que o modelo de governança metropolitano brasileiro se assemelha mais à abordagem norte-americana, caracterizada por um sistema relativamente pulverizado e concorrencial de atores locais do que à linha européia, que tende a evoluir na direção de um sistema metropolitano mais consolidado de atores públicos e privados, reunidos em torno de temas de interesse comum.

Keywords : Governança Metropolitana; Nova Regionalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )