SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03A justiça e os dilemas na formação ética de professoresA complexa relação entre pesquisas e políticas públicas no campo da formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

OVANDO, Martha N.. Líderes instrucionais e sua capacidade de fornecer feedback construtivo aos professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.260-269. ISSN 1981-2582.

O objetivo da presente pesquisa-ação foi valorizar a capacidade de liderança instrucional de candidatos a líderes escolares, através de uma experiência prática de aprendizado. Os participantes observaram aulas, coletaram dados baseados na sala de aula, prepararam e deram feedback construtivo por escrito aos professores. Achados sugerem que candidatos a líderes escolares precisam desenvolver uma base de conhecimentos relacionada à instrução de qualidade. Os professores reagem positivamente e apreciam o feedback oferecido. O feedback construtivo tem o potencial de guiar o desenvolvimento profissional dos professores. Os candidatos a líderes instrucionais devem agir profissionalmente ao darem feedback e as escolas devem estabelecer um sistema para dar feedback construtivo, eficazmente, aos professores, de modo que possa ser alcançada excelência no ensino e no aprendizado.

Palabras clave : Feedback Construtivo; Liderança Instrucional; Formação de Capacidade; Desenvolvimento de Professores; Aspirantes a Líderes Instrucionais; Feedback para o Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )