SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03Líderes instrucionais e sua capacidade de fornecer feedback construtivo aos professoresQualidade e Educação Superior: A norma de qualidade para a aprendizagem, educação e formação: ISO/IEC 19796-1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ANDRE, Marli. A complexa relação entre pesquisas e políticas públicas no campo da formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.270-276. ISSN 1981-2582.

O objetivo deste texto é discutir as relações entre as pesquisas, as práticas e as políticas no campo de formação de professores. A análise das dissertações e teses defendidas nos últimos anos mostra que os discursos dos políticos e da mídia têm influenciado a escolha dos temas e das metodologias de pesquisa. O exame das relações entre as políticas e as pesquisas mostra que o Estado Avaliador tem privilegiado as pesquisas que se baseiam em dados quantitativos, criando novos tipos de regulação e aumentando as tentativas de controle dos atores do sistema.

Palavras-chave : Formação Docente; Pesquisas Educacional; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )