SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03Qualidade e Educação Superior: A norma de qualidade para a aprendizagem, educação e formação: ISO/IEC 19796-1Identidade profissional docente: uma construção histórico-sociocultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MORAN, José Manuel. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.286-290. ISSN 1981-2582.

Existem, basicamente, no Brasil dois grandes modelos de EAD, na formação de professores, com muitas variáveis: No primeiro, aparece mais o professor no seu papel tradicional, onde é visto pelos alunos ao vivo (tele-aula) ou em aula gravada (vídeo-aula). Além das aulas, há leituras e atividades presenciais e virtuais (modelo tele/vídeo-aula). No segundo modelo, o professor não “dá aula”, ele se comunica através de materiais impressos e digitais, escritos de forma dialogada e com tutoria presencial em pólos e/ou virtual, através da Internet. Utiliza alguns vídeos eventualmente, não sistematicamente (modelo WEB). O artigo mostra os avanços havidos na EAD na formação de professores e faz algumas propostas para termos efetivamente uma educação a distância de qualidade.

Palavras-chave : Educação a Distância; Ensino Superior; Tele-Aula; Educação Online; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )