SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professoresSaberes e fazeres identitários: a narrativa produzindo professores educadores ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PEREIRA, Gilson Almeida  e  ENGERS, Maria Emilia Amaral. Identidade profissional docente: uma construção histórico-sociocultural. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.291-300. ISSN 1981-2582.

Este texto analisa resultados de pesquisas realizadas no âmbito escolar e busca relacioná-los com a educação de professores, mais especificamente reflete sobre resultados de uma tese, com abordagem narrativa autobiográfica, que estudou o percurso identitário de quatro professores. A tese teve inspiração nos resultados da dissertação de mestrado, de cunho etnográfico, descrevendo a prática dos professores e suas representações sobre limites e disciplina na sala de aula. Ao longo do texto refletimos sobre a perspectiva da construção da identidade, como um processo integrado, dinâmico, flexível e instável. Nesse sentido, enfatizamos que os fatores que influenciaram as escolhas didático/pedagógicas dos profissionais da educação, participantes daquelas pesquisas, estão vinculados à sua formação identitária, com base em suas trajetórias histórico-socioculturais. Ressaltamos a importância dessa experiência para ser considerada nos cursos de educação de professores, bem como nas experiências exitosas de professores em exercício e em formação continuada.

Palavras-chave : Construção Identitária; Narrativa Autobiográfica; Educação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )