SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue03Identidade profissional docente: uma construção histórico-socioculturalDocência no ensino superior: questões e alternativas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GOMES, Vanise dos Santos; DIAS, Cleuza Maria Sobral  and  GALIAZZI, Maria do Carmo. Saberes e fazeres identitários: a narrativa produzindo professores educadores ambientais. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.301-310. ISSN 1981-2582.

O texto reflete sobre a construção identitária de professores, de diferentes áreas do conhecimento, enquanto educadores, que vivenciam a Educação Ambiental, em nível de Pós-Graduação e que se constitui a única experiência em Universidade Brasileira. Analisa também as experiências costuradas na teorização sobre identidade docente e argumenta sobre a necessidade de, ao estar em um Programa de Educação Ambiental, assumir a identidade de professores educadores ambientais calcados na experiência. Revela, ainda, que por meio da narrativa em sala de aula, as vivências em construção vão tomando corpo e estruturando-se para a formação de professores neste novo ambiente.

Keywords : Identidade Docente; Educação Ambiental; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )