SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03Identidade profissional docente: uma construção histórico-socioculturalDocência no ensino superior: questões e alternativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GOMES, Vanise dos Santos; DIAS, Cleuza Maria Sobral  e  GALIAZZI, Maria do Carmo. Saberes e fazeres identitários: a narrativa produzindo professores educadores ambientais. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.301-310. ISSN 1981-2582.

O texto reflete sobre a construção identitária de professores, de diferentes áreas do conhecimento, enquanto educadores, que vivenciam a Educação Ambiental, em nível de Pós-Graduação e que se constitui a única experiência em Universidade Brasileira. Analisa também as experiências costuradas na teorização sobre identidade docente e argumenta sobre a necessidade de, ao estar em um Programa de Educação Ambiental, assumir a identidade de professores educadores ambientais calcados na experiência. Revela, ainda, que por meio da narrativa em sala de aula, as vivências em construção vão tomando corpo e estruturando-se para a formação de professores neste novo ambiente.

Palavras-chave : Identidade Docente; Educação Ambiental; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )