SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03Saberes e fazeres identitários: a narrativa produzindo professores educadores ambientaisA interdisciplinaridade como princípio de formação docente: limites e possibilidades - o CSFP em questão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt. Docência no ensino superior: questões e alternativas. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.311-315. ISSN 1981-2582.

Há dois pressupostos aceitos comumente na academia, que se resumem nas seguintes proposições: a universidade é frequentada por adultos e adultos sabem o que querem, portanto, o professor no ensino universitário não precisa preocupar-se com pedagogias; e, para dar aula, o que o professor precisa é simplesmente dominar o conteúdo e ter uma boa comunicação. Diante destas duas afirmações, o artigo apresenta alguns contrapontos, alicerçados em estudos e pesquisas que aportam ideias contemporâneas acerca da dimensão epistemológica inerente aos processos de aprendizagem. São considerados também aspectos de base sociopolítica e cultural que interferem no contexto da sala de aula, bem como são desdobradas algumas alternativas para o cotidiano da sala de aula.

Palabras clave : Docência; Ensino Superior; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )