SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03Docência no ensino superior: questões e alternativasFormação continuada de professores: tendências emergentes na década de 1990 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CHAVES, Eneida Maria  e  AMORIM, Dolores Maria Borges de. A interdisciplinaridade como princípio de formação docente: limites e possibilidades - o CSFP em questão. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.316-325. ISSN 1981-2582.

Este artigo traz reflexões sobre as possibilidades e dificuldades de efetivação de uma prática interdisciplinar como princípio de formação de professores, no contexto sociopolítico, educativo e escolar da década de 1990. Objetiva também analisar se 4 egressas do Curso Superior de Formação de Professores (CSFP) incorporaram os princípios da interdisciplinaridade no seu trabalho cotidiano. Dados foram coletados por meio de grupos focais, entrevistas individuais e observação participante das atividades docentes. A análise, subsidiada por reflexões sobre formação docente, sugere que, apesar dos avanços na prática cotidiana dessas egressas, a interdisciplinaridade foi apenas ensaiada.

Palavras-chave : Formação Docente; Princípios da Inter e Transdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )