SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03A interdisciplinaridade como princípio de formação docente: limites e possibilidades - o CSFP em questãoReforma dos cursos de formação de professores: relações entre as políticas curriculares e a prática pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ARAUJO, Clarissa Martins de  y  SILVA, Everson Melquíades da. Formação continuada de professores: tendências emergentes na década de 1990. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.316-325. ISSN 1981-2582.

Realizamos uma pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados estudos que buscaram problematizar a formação continuada de professores na perspectiva do estado do conhecimento e suas diferentes tendências e modalidades. Identificamos duas grandes tendências que surgiram na década de 1990: (1) Liberalconservadora e (2) Crítico-reflexivo. Nossa compreensão é a de que para elevar a qualidade da atuação dos professores, é imprescindível mobilizar ações capazes de viabilizar melhorias nas condições de trabalho, carreira e salário, mas principalmente impulsionar a renovação dos sistemas de formação continuada, a partir da tendência crítico-reflexivo.

Palabras clave : Formação Continuada; Tendências na Formação Continuada; Formação Crítico-Reflexiva; Formação Liberal-Conservadora.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )