SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03Formação continuada de professores: tendências emergentes na década de 1990O óbvio na relação pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SCHNEIDER, Marilda Pasqual; DURLI, Zenilde  e  NARDI, Elton Luiz. Reforma dos cursos de formação de professores: relações entre as políticas curriculares e a prática pedagógica. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.331-338. ISSN 1981-2582.

Partido do conceito de recontextualização de Bernstein (1996), examinamos textos curriculares sobre a reforma da formação de professores da educação básica produzidos em dois campos: o oficial e o pedagógico. No estudo realizado, as Diretrizes emitidas pelo Conselho Nacional de Educação em 2002 representaram o campo oficial dessas reformas. Na outra ponta está a proposta para cursos de licenciatura elaborada por uma instituição de ensino superior catarinense, a qual representa o campo da prática pedagógica. Por considerarmos a prática como produtora de sentido das políticas curriculares, argumentamos favoravelmente à investigação desse campo nos estudos sobre a reforma da formação de professores.

Palavras-chave : Formação de Professores da Educação Básica; Políticas Curriculares; Prática Pedagógica; Recontextualização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )