SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03Reforma dos cursos de formação de professores: relações entre as políticas curriculares e a prática pedagógicaEstratégias de aprendizagem na formação dos professores: uma análise da produção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SCHWARTZ, Suzana  e  FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O óbvio na relação pedagógica. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.339-345. ISSN 1981-2582.

O que pode parecer ‘óbvio’ na relação pedagógica precisa ser desvelado. O óbvio tem sido evidenciado também pelo uso de conceitos sedimentados empiricamente ou do discurso do senso comum, não refletidos criticamente. O objetivo deste artigo é oportunizar espaço para reflexão crítica para a percepção de que se não considerarmos que o “óbvio do outro é diferente do meu” e não atentarmos, na prática pedagógica, para estas possíveis e prováveis diferenças, poderemos estar encaminhando a ação de “obviar” no sentido de obstar aprendizagens. Buscamos observar, ouvir, refletir e agir em busca da compreensão deste fenômeno e de suas implicações na aprendizagem de alunos e professores, pois aprendemos que a palavra anunciada pode oportunizar múltiplas e diferentes compreensões.

Palavras-chave : Óbvio; Relação Pedagógica; Compreensão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )