SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número03O óbvio na relação pedagógicaConcepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da educação inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SANTOS, Osmar José Ximenes dos  y  BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem na formação dos professores: uma análise da produção científica. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.346-354. ISSN 1981-2582.

Este trabalho tem por objetivo analisar a produção de conhecimento acerca das estratégias de aprendizagem na formação do professor. Nesse sentido, foi realizado um levantamento dos relatos de pesquisas relacionadas às estratégias de aprendizagem de alunos de cursos superiores, voltados para a formação de professores e/ou de professores em exercício, na literatura internacional e nacional, no período entre 1982 e 2009. Entre os resultados encontrados, destacam-se um maior número de estudos provenientes da literatura internacional e também uma porcentagem reduzida de trabalhos sobre estratégias de aprendizagem envolvendo professores ou alunos de cursos de formação de professores.

Palabras clave : Estratégias de Aprendizagem; Formação de Professores; Ensino Fundamental; Revisão de Literatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )