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Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho  y  RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da educação inclusiva. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.355-364. ISSN 1981-2582.

Este estudo, realizado junto a 423 professores, verificou as dificuldades por eles identificadas no processo de inclusão escolar e a que/quem elas são atribuídas. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados mostraram que 40% deles creditam a dificuldade à escola (número excessivo de alunos e falta de equipe técnica); 31% a atribuem ao próprio professor; 9% creditam as dificuldades à família; 8% as atribuem ao preconceito; 6% as atribuem aos alunos; 5% destacam a ausência de políticas públicas eficientes e, 1% não vê dificuldades. Na opinião dos professores, o sistema escolar não está preparado para receber alunos com deficiência. Assim, é necessário investir em formação inicial e continuada, além de romper com a estrutura tradicional de escola que está posta.

Palabras clave : Concepção de Professores; Deficiências; Educação Inclusiva.

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