SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue01Os saberes da cura e a condição humana: cenas do momento presente em terras navajo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

INGOLD, Timothy. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.01, pp.06-25. ISSN 1981-2582.

O artigo discute o papel da experiência e o da transmissão geracional nos modos pelos quais os seres humanos conhecem e participam da cultura. Questiona o pressuposto da ciência cognitiva de que o conhecimento existe principalmente na forma de ‘conteúdo mental’ que é passado de geração em geração, e que a cultura é a herança que uma população recebe de seus antepassados. Dialoga com a biologia neodarwiniana e a psicologia cognitiva para situar o desenvolvimento humano além da dicotomia entre capacidades inatas e competências adquiridas. Propõe o conceito de habilidades humanas como propriedades emergentes de sistemas dinâmicos em que cada geração alcança e ultrapassa a sabedoria de seus predecessores. Conclui que a contribuição que cada geração dá à seguinte para o aumento do conhecimento humano se dá menos por um suprimento acumulado de representações e mais por uma educação da atenção.

Keywords : Habilidades; Educação da Atenção; Representações Mentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )