SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Geração de ambiências: três conceitos articuladoresCotas para estudantes indígenas: inclusão universitária ou exclusão escolar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

STEIL, Carlos Alberto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura  e  PASTORI, Erica Onzi. Educação ambiental no Rincão Gaia: pelas trilhas da saúde e da religiosidade numa paisagem ecológica. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.01, pp.54-64. ISSN 1981-2582.

Este trabalho investiga relações entre ecologia, religião e saúde, a partir de uma etnografia fenomenológica, que encontra em Merleau-Ponty, Thomas Csordas e Tim Ingold suas principais referências teórico-metodológicas. O lugar desta etnografia foi o Rincão Gaia, a sede rural da Fundação Gaia, ONG fundada pelo ecologista José Lutzenberger. Localizado em Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre, o Rincão Gaia é o lugar onde acontecem trilhas educativas, cursos de educação ambiental, oficinas ligadas à temática ecológica e atividades de ecoturismo. O artigo toma o Rincão Gaia como uma paisagem que articula aprendizagens ambientais com experiências de religiosidade, saúde e cura.

Palavras-chave : Ecologia; Religiosidade; Saúde; Paisagem; Corpo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )