SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue01Educação ambiental no Rincão Gaia: pelas trilhas da saúde e da religiosidade numa paisagem ecológicaPerfil da educação do campo: na escola do São Francisco do Bandeira no Município de Dois Vizinhos-PR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GARLET, Marinez; GUIMARAES, Gleny  and  BELLINI, Maria Isabel Barros. Cotas para estudantes indígenas: inclusão universitária ou exclusão escolar?. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.01, pp.65-74. ISSN 1981-2582.

No contexto político nacional, há avanços e consensos em relação à implementação de uma política pública diferenciada para a educação escolar indígena. Mesmo com a garantia dos direitos indígenas previstos na Constituição Federal de 1988, os povos indígenas têm encontrado dificuldades de inserção no sistema de ensino. Mesmo morando nas cidades, as comunidades são amparadas pela legislação, porém as especificidades da cultura indígena ainda não são respeitadas, ou seja, na mesma escola, há alunos indígenas e não-indígenas. A política de cotas para indígenas universitários está longe de atender as demandas apresentadas, pois, ainda que garanta a inserção na escola, não privilegia a cultura desses.

Keywords : Educação Escolar Indígena; Cotas; Inclusão e Exclusão; Índios Urbanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )