SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Cotas para estudantes indígenas: inclusão universitária ou exclusão escolar? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ROTTA, Mariza  y  ONOFRE, Sideney Becker. Perfil da educação do campo: na escola do São Francisco do Bandeira no Município de Dois Vizinhos-PR. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.01, pp.75-84. ISSN 1981-2582.

A educação é a sistematização de um conjunto de valores, ideias, princípios, conhecimentos teóricos e empíricos, baseados na cultura de uma sociedade, que agrega valores em diferentes fases do desenvolvimento sociocultural. Esta definição é importante para fazer uma abordagem diferenciada da escola do campo e do processo de ensino-aprendizagem nela desenvolvido, principalmente, quando se analisa os altos índices de rotatividade de docência e a ausência de políticas educacionais diferenciadas, que visem ao incentivo de uma educação do campo e que primem pela real necessidade que o homem do campo tem em sua formação. Em face desses fatores, a escola do campo está deixando de ter significado para os alunos e deixando de cumprir sua principal missão: transformar vidas. Faz-se necessário um conglomerado de fatores conjuntos, intrínsecos e extrínsecos, para que esta situação possa ser revertida, como, por exemplo: alteração da grade curricular, política de bolsas de estudo nas áreas que se relacionam com o campo, capacitação técnica dos docentes, melhoramentos na estrutura funcional e tecnológica das unidades escolares, melhoramento no transporte, tanto dos docentes quanto dos alunos, e políticas macroeconômicas que visem ao desenvolvimento do campo como um todo.

Palabras clave : Educador; Escola do Campo; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )