SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Educação popular e novas tecnologiasFormação com educadores/as e os desafios da práxis da educação popular na universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GRUNENNVALDT, Ana Carrilho Romero et al. Educação popular e formação de professores: uma experiência em construção. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.02, pp.128-136. ISSN 1981-2582.

O presente artigo, ao apresentar a construção de um Curso de Formação de Professores em Ciências Naturais e Matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade Federal Mato Grosso/UFMT, busca compreender algumas inovações e limitações no tocante ao acesso à formação acadêmica de jovens trabalhadores à Educação Superior. O objetivo é estabelecer uma relação entre a perspectiva de Educação Popular e a formação inicial de professores para as Ciências Naturais e a Matemática. No desenho curricular, destacam-se aspectos capazes de se identificar com a “racionalidade cosmopolita”, que, ajustando-se à transição, poderá expandir o presente e contrair o futuro. O currículo em seu desenho se distingue da organização dos currículos convencionais no trato que atribui à teoria e à prática, mediado pela significação de trabalhadores que protagonizam uma situação singular, como educandos que problematizam temas surgidos das circunstâncias do seu mundo de vida, de trabalho e de escolarização.

Palavras-chave : Educação Popular; Formação de Professores; Emancipação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )